Além da validação do equipamento, o Aeroporto de Comandatuba é o primeiro do Brasil a receber uma placa do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo)
Porta de entrada de um dos mais belos paraísos à beira-mar do Brasil, o Aeroporto de Comandatuba, localizado no sul da Bahia, está mais qualificado para garantir operações aéreas seguras e eficientes.
A conquista foi possível com o resultado de 100% de aproveitamento da inspeção realizada pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), que autorizou a homologação do PAPI (do inglês, Precision Approach Path Indicator) na cabeceira 20 do Aeroporto. O equipamento, já utilizado na cabeceira 02, amplia de forma significativa a eficiência das operações, ao permitir que os pousos aconteçam de forma precisa pelas duas extremidades da pista.
Na prática, o PAPI atua como um auxílio visual de precisão que orienta o piloto a adquirir e a manter a aproximação correta da pista. Se, no momento da aproximação, o comandante avaliar que a visibilidade em uma das cabeceiras não está satisfatória, ele poderá pousar do outro lado, o que contribui para o êxito da operação.
A validação do equipamento vem acompanhada de mais uma novidade: o Aeroporto de Comandatuba se consolida como o primeiro do Brasil a receber a placa de homologação de um ponto do GEIV, implantada na pista de pouso e decolagem após o sobrevoo da aeronave do Grupo Especial.
Para Carlos Gomes, gestor de Manutenção do Aeroporto, a conquista reflete o empenho diário da equipe Socicam com o aprimoramento da segurança operacional. “Estamos comprometidos com a melhoria contínua da infraestrutura do Aeroporto para garantir viagens seguras para nossos clientes. Além da satisfação em receber a validação do PAPI, agora disponível nas duas cabeceiras, também estamos honrados por receber a primeira placa do GEIV no Brasil”, destaca.
De acordo com Alexander Cerqueira, Diretor de Aeroportos da Socicam, o incremento da eficiência operacional é pilar importante do trabalho da administradora. “O destino Comandatuba está cada vez mais procurado. De janeiro a agosto deste ano, o aumento foi de 13% na movimentação de passageiros em relação ao mesmo período do ano passado. A homologação do segundo PAPI do Aeroporto valida que estamos no caminho certo para garantir viagens seguras e para potencializar cada vez mais esse importante destino turístico”, pontua.
Como funciona o PAPI?
O PAPI, cuja tradução literal consiste em “Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão” é um equipamento que permite que o piloto saiba se está fazendo uma descida correta até a pista – ou se está mais alto ou mais baixo do que a posição ideal.
É composto por quatro caixas que produzem feixes de luz com variações de vermelha a branca. Elas permitem que o piloto identifique o posicionamento da aeronave no momento do pouso:
O Aeroporto de Comandatuba
Porta de entrada de um dos mais belos paraísos à beira-mar do Brasil, o Aeroporto de Comandatuba está localizado no Sul da Bahia e é administrado desde 2016 pela Socicam. Em fevereiro de 2021, foi autorizado a receber operações comerciais, passando a ser classificado como Aeroporto público. Com pista de 2 mil metros, possui capacidade para atendimento de aeronaves como Boeing 737 e Airbus 320, típicas da aviação doméstica brasileira.
SOBRE A SOCICAM
Líder no segmento de infraestrutura de mobilidade no Brasil, a Socicam é especialista em viabilizar soluções para gestão de terminais rodoviários, aeroportuários, portuários e urbanos, sempre com foco no bem-estar do cidadão. Com 51 anos de trajetória, é responsável pela gestão de 117 empreendimentos em todas as regiões do país, sendo 24 aeroportos. Por mês, são mais de 130 milhões de pessoas atendidas em todos os modais de transporte, com mais de 5 milhões de partidas de ônibus, aviões e embarcações.