O Aeroporto de Comandatuba, localizado em um dos mais belos paraísos à beira-mar, no litoral da Bahia, conquistou autorização da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para receber voos comerciais, além do atual uso privado. Em fevereiro deste ano, o empreendimento passou por homologação e foi classificado como Aeroporto Público, ampliando as possibilidades turísticas da ilha, que possui inúmeros atrativos.
O processo de Certificação Operacional é composto por quatro etapas que incluem o Requerimento Formal, a Avaliação do Requerimento por parte da ANAC, a Inspeção e, por fim, a Certificação. Além disso, durante esse período, o Aeroporto de Comandatuba passou por intervenções como pintura da sinalização horizontal do pátio e a revitalização da sinalização da pista de pouso e decolagem.
A partir de então, alguns procedimentos foram incorporados à rotina do Aeroporto de Comandatuba, como vistorias frequentes da pista e do pátio, além de toda infraestrutura aeroportuária (sistema de drenagem, equipamentos e altura da vegetação). Outros itens adotados após a certificação são o balizamento de aeronaves e o gerenciamento de risco da fauna.
Com terminal de passageiros para 250 pessoas e pista de 1.834 metros, o Aeroporto possui capacidade para aeronaves como Boeing 737 e Airbus 320.
A Ilha de Comandatuba
A Ilha de Comandatuba é um dos destinos mais desejados no litoral baiano, perfeito para quem quer ter dias dignos de rei. Trata-se de um paraíso à beira mar, localizado no município de Una, a cerca de 78km de Ilhéus.
Na ilha, é possível se hospedar no Resort Transamérica, que oferece estrutura completa. Os 25km de extensão da ilha têm a quase totalidade de Mata Atlântica preservada. Por isso, durante as caminhadas no local, é possível avistar inúmeras espécies de animais em seu habitat natural.
Passeios de quadriciclo também são boa opção. Além disso, há a possibilidade de conferir a Passarela dos Caranguejos para observar os bichinhos de perto e, ainda, conhecer as aves nativas do local.